7 dicas para reduzir a ansiedade em épocas de exames

Aproxima-se uma época caótica? É verdade, a altura que mais atormenta a vida dos estudantes está a chegar: ÉPOCA DE EXAMES!

Sabemos que, tal como nos afecta a nós, também vos afecta a todos vocês. Somos 4 alunos universitários sobrecarregados com trabalhos, exames e vida pessoal a tentar conciliar tudo, mas chega esta altura do ano e parece que nem tempo para respirar temos.

Como tal, se a ansiedade também é algo com que sofres, este artigo é para ti!

Hoje trazemos 7 dicas para evitar ou ajudar em caso de crises de ansiedade durante a época de exames:

  1. Meditação/Exercício físico

Se te sentes stressado/a com a aproximação dos exames, aproveita e recorre à meditação. Existem inúmeras aplicações para te ajudarem a começar a meditar, nomeadamente através de exercícios simples de controlo de respiração. Uma que recomendamos é a Calm, grátis para Android e iOS.

Há estudos que comprovam que a actividade física estimula a mente, aproveita isso! Inscreve-te num ginásio, faz jogging ou caminhadas, escolhe um outro desporto e dedica-te a ele. O mais importante é manteres-te activo/a!

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  1. Prepara-te atempadamente para as provas

Quanto mais bem preparado/a estiveres, melhor te vais sentir contigo próprio, ou seja, estarás mais calmo. Não deixes tudo para a última, NÃO estudes apenas na véspera da prova, prepara-te com a devida antecedência para teres tempo de ler e reler a matéria as vezes que achares suficientes até estares preparado!

Planeia o teu estudo e tudo será mais fácil. Se deixares tudo para a última as probabilidades de sofreres crises irá aumentar.

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  1. Gere o teu tempo

Se criares um plano de estudos, como foi referido anteriormente, consegues organizar o tempo que deves dedicar a cada disciplina, a actividades extra-curriculares, amigos, etc.

Com o auxilio de um plano de estudos serás mais produtivo e conseguirás gerir muito melhor o teu tempo. Podes até recorrer a aplicações como a Wunderlist, que te relembra das tarefas que tens a fazer e dos seus prazos.

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  1. Descansa o suficiente

Sabemos que às vezes a tentação de fazer uma “directa” na noite antes de uma prova importante é grande, especialmente quando não nos sentimos preparados.

No entanto, na noite anterior a qualquer prova assegura-te que descansas o suficiente, pelo menos entre 7-9 horas. Uma boa noite de sono pode ajudar-te no sucesso escolar.

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  1. Bullet journal

Há quem opte por um bullet journal, cujo conceito é ter um diário/agenda/bloco de notas num só sítio. Se gostas de ter tudo organizado mas adoras usar aquelas 20 canetas de cores diferentes, este pode ser o método para ti! Para saberes mais sobre como começar um bullet journal, visita o site oficial aqui.

Se assim for, deixa uma secção do teu bullet journal onde podes escrever (todos os dias), pelo menos, uma coisa pela qual estás grato/a. Isto vai ajudar-te a começar o dia com pensamentos positivos!

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  1. Livra-te de distracções

Confessa lá… Quantas vezes olhas para o telemóvel durante o teu tempo de estudo? Quantas vezes percorres todas as tuas redes sociais até perceberes que estás a perder tempo de estudo essencial? Podes admitir, nós também gostamos de procrastinar Sabemos que é verdade, acontece-nos exatamente o mesmo e desperdiçamos imenso tempo de estudo!

Sabemos que pode ser difícil, mas tenta ao máximo livrar-te destas distracções. Afasta-te por umas horas de todas as redes sociais, retira o teu telemóvel do teu campo de visão e faz pausas no teu estudo, em vez de estares constantemente distraído/a.

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  1. Ouve músicas relaxantes

Ou melhor, escolhe músicas que te acalmem, ou até mesmo as tuas músicas preferidas! O que importa é escolheres um leque de músicas que te faça sentir bem.

Podes usar o Spotify para fazer uma playlist de estudo que siga, vagamente, estas indicações:

  • Não adiciones músicas que te façam dançar (má ideia…demasiadas distracções!)
  • Adiciona músicas que realmente gostes (se não apreciares, não vás ao Spotify procurar aquelas playlists que te “ajudam” a focar, mas que depois só têm música clássica)
  • Se cantar é uma coisa que fazes por instinto, não adiciones músicas cuja a letra não saia naturalmente (se não saber a letra de trás para a frente, vais ter a curiosidade de a ver…mais uma distracção!)

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Por tudo é hoje! Se precisares de mais algum conselho/dica ou se quiseres partilhar alguma sugestão do que fazes para combater a ansiedade, contacta-nos!

~Unwind Your Mind~

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